Ação estratégica no varejo impacta mais de 130 milhões de consumidores e aumenta em 25% as vendas de carne suína nas redes participantes

Em tempos de inflação e pouco dinheiro no bolso, o brasileiro encontrou na carne suína a proteína ideal para enfrentar este momento. A comprovação vem da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em mais uma edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), reconhecida como a maior vitrine da proteína no varejo brasileiro. Com lojas repletas de informação, campanha nas mídias digitais e muita comunicação nos pontos de venda das lojas do Compre Bem, Extra Mercado, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti, Hortifruti Natural da Terra, Carrefour, Big, Big Bompreço, Todo dia, Nacional, Amigão, Prezunic e ABC Supermercados, a ação de incentivo atingiu crescimento expressivo com aumento de 25% no volume de carne suína vendido no período de 1 a 17 de junho.

Os resultados positivos se estendem Brasil a fora e vão de Norte a Sul do país. O aumento da comercialização da proteína na região Sudeste, com estados tradicionais de consumo como São Paulo e Minas Gerais, também marcou essa edição, com lojas chegando a agregar 142% e 108% em volume, respectivamente. As ações estratégicas de marketing promovidas pela Semana Nacional também influenciaram nos resultados de lojas no Rio de Janeiro, com redes que informaram crescimento de até 130% no faturamento.

Os dados avaliados fazem comparação ao mesmo período no mês de maio de 2023, anterior a SNCS, em que não houve campanha de incentivo e demonstram que o consumidor tem optado pela carne suína pelo bom custo-benefício, qualidade e sabor. A iniciativa trouxe retorno positivo para todas as redes que registraram aumento de dois pontos percentuais em crescimento do volume. Segundo dados fornecidos pelas redes de varejo participantes, houve registro de crescimento nas vendas de carne suína em todos os estados, confirmando a versatilidade da proteína, e que ela hoje já faz parte do gosto e da opção de compra dos clientes, se consolidando como uma opção do dia a dia do brasileiro.

Com cortes variados e maior disponibilidade nas gôndolas, as redes de varejo com lojas na região Nordeste sempre tiveram destaque na SNCS. O crescimento de até 79% em volume na Bahia e 78% em Fortaleza confirma que, a cada ano de campanha, o cliente nessa região do país tem aderido à carne suína, ampliando as vendas nesses estados e gerando oportunidade de expansão para a cadeia da suinocultura.

No Paraná, por exemplo, houve regional com crescimento de 142% em faturamento, estado já bastante característico quanto ao consumo da carne suína e que ampliou as vendas nesta edição. Na região Centro-Oeste, lojas também agregaram mais de 40% no volume de vendas, assim como na região Norte, com destaque para Manaus, que acumulou aumento de 10% em volume de 1 a 17 de junho em lojas de uma rede participante.

Carne suína: destaque em um mercado de mudanças

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ressalta a importância da continuidade estratégica da SNCS como determinante para o comportamento de consumo que inclui a carne suína na cesta de compra. “O fato de agregarmos neste período de ação a venda de cerca de 25% a mais de TONELADAS de carne suína demonstra a efetividade da estratégia de comunicar sobre o nosso produto aos consumidores, reforçando todo o potencial que ela tem, e facilitando a decisão de compra dele”, explica e reforça “Num ano de cenário adverso em que disputamos o bolso do cliente com outras proteínas, a carne suína tem conquistado espaço e se tornando uma escolha constante na hora da compra”.

Lopes se refere ao atual momento de preço das carnes e do movimento no mercado de proteínas no primeiro semestre, onde a carne suína reduziu a disponibilidade interna e a carne bovina aumentou a oferta no mercado doméstico quando comparado com o mesmo período de 2022. Diante disso, o maior destaque para a carne suína nas lojas participantes foi fator decisivo para o crescimento de volume nas vendas durante o período da SNCS. Maior porcionamento, opções de cortes e ampliação do espaço do ponto de venda, foram uma das estratégias comerciais que impulsionaram a proteína. Já as mídias digitais e ações especiais, como degustação em loja e promoções, foram responsáveis também por ressaltar a qualidade, versatilidade e custo-benefício dos cortes suínos.

Informação de qualidade sobre a proteína chegou a mais de 130 milhões de consumidores como resultado da atuação estratégica das redes de varejo na divulgação da carne suína em mídias digitais, como Instagram, Facebook, TikTok, Google, além de todas as plataformas de e-commerce, canal que vem conquistando ainda mais clientes na compra de proteína.

A diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado, explica que: “Quando criamos a estratégia da campanha a educação persuasiva no ponto de venda foi um pilar essencial, e a partir dele mostramos que a comunicação e informações ao consumidor são as estruturas certeiras para impactar o comportamento do brasileiro para aumentar o consumo da proteína. A jornada de compra do consumidor começa quando ele aprende e descobre sobre um novo produto. Entender isso e trabalhar estrategicamente trouxe a carne suína ao cotidiano de milhares de brasileiros, contribuindo para a sustentabilidade da cadeia de valor,  finaliza Livia.

ABCS

Fonte: Notícias Agrícolas