Influenza Aviária: São Paulo constata sétimo caso da doença em ave silvestre

Nesta quinta-feira (6), a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) recebeu mais duas confirmações positivas de Influenza Aviária de alta patogenicidade em aves silvestres. Os casos acometeram um Trinta-reis-de-bando que foi coletada em uma unidade da Petrobrás em São Sebastião e um Trinta-reis-real, ave localizada em um condomínio em Pirituba, na grande São Paulo. “Continuamos com o trabalho de vigilância e estamos intensificando o trabalho de educação a partir de ações de comunicação que têm como objetivo, informar a população sobre as orientações corretas em como proceder para evitar a transmissão para humanos”, comenta Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Defesa Agropecuária.

A partir das novas confirmações, São Paulo soma sete casos positivos da doença, todos em aves silvestres, positivadas nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba e Guarujá. “Reforçamos que o consumo de aves e ovos não transmite a doença e pedimos para que a população siga as orientações do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos”, reforça o coordenador.

A infecção humana ocorre principalmente por contato direto com aves infectadas, portanto aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem a utilização de equipamento de proteção individual (EPI) e a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente caso ocorra alguma suspeita da doença ou identificação de aves mortas.

 

Para notificações de suspeitas, acesse os seguintes canais:

Nossos endereços:

E – Sisbravet:

Email:

Sec. de Agricultura

Fonte: Notícias Agrícolas