Sextou! Uma semana com venda de volume compatível com o momento, quando a maioria dos empacotadores está abastecido e busca comprar apenas se encontrar algo que componha seu custo médio. Momento para refletir e tentar entender o mercado. E é possível entender.
O produtor faz bem em resistir, mas se tinha que fazer caixa neste período poderia ter aproveitado a semana anterior, quando os preços tiveram uma leve melhora.
Aprendida a lição, fica claro que, em momentos de pouca demanda, não cabe outra alternativa para o empacotador em época de maior oferta a não ser sair do mercado e testar onde vêm os preços, até porque, logo depois deste momento, nova onda de compradores virá e, no mínimo, evitará maior depreciação dos preços e, quem sabe, preços maiores do que neste momento.
Na ponta, o supermercado, que não pode ofertar Feijão com preços acima do concorrente da esquina e tem como missão colocar pacote por pacote na mesa do consumidor, mas que tem custos e, com preços mais baixos, cai o faturamento.
Não é nada fácil a missão do produtor que, além de produzir, ainda precisa regular a oferta, estudar o mercado, carregar estoque e pagar o juro do capital empatado.
Portanto, parabéns a todos que fazem desta Causa Social o seu negócio e Viva o Feijão do Brasil!
Fonte: Notícias Agrícolas