O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), designou os componentes do Comitê Gestor de Enfrentamento à Influenza Aviária (CGIA). A Portaria nº 053-S, de 04 de julho de 2023, que trata do comitê, foi publicada nesta quarta-feira (05).
As ações preventivas e de enfrentamento à gripe aviária estão sendo desenvolvidas em estreito alinhamento entre os integrantes do Comitê e o Governo do Estado e Federal.O objetivo principal do comitê é o planejamento, a integração e o monitoramento de ações para o enfrentamento da gripe aviária.
O comitê é composto por representantes da Secretaria da Agricultura, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), da Secretaria da Saúde (Sesa), da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (SFA/ES) e da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves).
O CGIA contará com a seguinte composição:
Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag)
Titular: Enio Bergoli da Costa
Suplente: Michel Tesch Simon
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf)
Titular: Leonardo Cunha Monteiro
Suplente: Raoni Cezana Cipriano
Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama)
Titular: Fabiana de Mendonça Cruz
Suplente: Thaís de Assis Volpi
Instituto Estadual de Meio e Recursos Hídricos (Iema)
Titular: Joseany Trarbach
Suplente: Rodolpho Torezani Netto
Secretaria da Saúde (Sesa)
Titular: Orlei Amaral Cardoso
Suplente: Gilton Luiz Almada
Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC)
Titular: Major BM Daniel Alves Zandonadi
Suplente: Major BM Fabiane Cruz Pavani da Silva
Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (SFA/ES)
Titular: Letícia Meireles Alves
Suplente: Eduardo Farina de Freitas
Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves)
Titular: Nélio Hand
Suplente: Carolina Covre
A coordenação do comitê caberá aos representantes da Seag e, em eventual ausência
desses, aos representantes do Idaf. Os municípios poderão ser convidados para participarem de reuniões quando o tema a ser discutido tiver relação com as respectivas áreas de abrangência.
O Governo do Estado reforçou nessa segunda-feira (03) o estado de emergência zoossanitária em todo o território estadual, por um prazo de 180 dias, em decorrência da presença da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres e de criação de subsistência (fundo de quintal) no Espírito Santo. Também foi dada outras providências, dentre elas, o atendimento às normas obrigatórias do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e a suspensão, em todo o Estado, da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, além da criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados segundo Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Fonte: Notícias Agrícolas