O avanço de uma nova frente volta a deixar a região Sul do Brasil em estado de alerta para chuvas fortes nas próximas horas. Segundo as informações mais recentes da Climatempo, as chuvas mais expressivas são previstas para o Rio Grande do Sul.
"Há risco de chuva forte na Campanha Gaúcha e litoral sul gaúcho. Faz sol em Porto Alegre, a nebulosidade aumenta e tem previsão de pancadas de chuva à noite. Ventos moderados e fortes ocorrem sobre o Rio Grande do Sul e o ar fica abafado", destaca a publicação. Nas demais regiões do estado não há previsão de mudança nas condições do tempo.
O modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteologia (Inmet), prevê que o sistema vai ganhar maius intensidade até o final de semana, prevendo precipitação acima de 70mm ena região central do Rio Grande do Sul. Prevê ainda o avanço da instabilidade em áreas de Santa Catarina e no Paraná, porém com volumes mais baixos.
"Pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem na faixa litorânea e no interior de Sergipe e de Alagoas, no litoral, na zona da mata e agreste da Paraíba e de Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará e em todo o leste da Bahia. A chuva é mais frequente entre Salvador e Ilhéus e na região entre o litoral da Paraíba e de Alagoas", complementa a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Os modelos não mostram mudanças nas demais regiões do país. Mantendo as características de inverno, o tempo seco segue favorecendo a baixa umidade relativa do ar e o Inmet mantém alerta amarelo para algumas áreas do Brasil.
No Centro-Oeste, noroeste de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, a baixa umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 20% nas horas mais quentes do dia.
Veja no mapa as áreas em alerta para baixa umidade relativa do ar:
Fonte: Notícias Agrícolas