O início desta semana será marcado por uma nova rodada de chuvas intensas no Sul do Brasil. O avanço de uma nova frente fria aumenta as áreas de instabilidade e favorece a formação de nuvens carregadas em toda área.
"A passagem de uma nova frente fria provoca bastante umidade e temporais entre Santa Catarina e o estado do Rio Grande do Sul. Segunda-feira com bastante nebulosidade e chuva a qualquer momento", prevê a Climatempo. Segundo a consultoria, o risto para transtornos é alto, já que a tendência é de ventos com velocidade intensa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê muita chuva e emitiu alerta amarelo para tempestade válido no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. " Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial. O alerta é válido até as 11h de amanhã.
Segundo o modelo Cosmo, a tendência é que continue chovendo na área nos próximos dias, com destaque para o estado gaúcho que deve receber muita chuva até a próxima quarta-feira, dia 12. Em algumas áreas do estado os volumes podem ultrapassar os 70mm.
Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nos próximos dias:
Os modelos mostram que não há previsão de mudanças nas condições do tempo para as demais regiões do Brasil. A intensa massa de ar seco vai continuar impedindo a formação de nuvens carregadas no Centro-Oeste, além de favorecer a baixa umidade relativa do ar.
O Inmet também emitiu alerta laranja para baixa umidade válido para áreas em Mato Grosso e Goiás. Nas horas mais quente do dia, a umidade pode ficar entre 20% e 12%, podendo aumentar o risco de incêndios florestais.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Fonte: Notícias Agrícolas